O que é a Ortopedia Pediátrica?

Entendendo a Ortopedia Pediátrica

O termo “Ortopedia”, derivado do grego Orthos, reto e Paidion, criança, foi usado pela primeira vez pelo médico francês Nicholas Andry (1658-1759) através da publicação de um livro em 1741, chamado Orthopaedia: The Art of Correcting and Preventing Deformities in Children. (A Arte de Corrigir e Previnir Deformidades em Criança), desde sua origem, mostra a preocupação contínua com o desenvolvimento do ser humano. As alterações ortopédicas representam grande parte dos problemas de saúde da criança e do adolescente.

Cerca de 15% das queixas em consultórios pediátricos estão incluídas dentro desta especialidade. O desenvolvimento músculo-esquelético correto e adequado é uma fonte frequente de preocupação e ansiedade dos pais. Muitos dos distúrbios podem ser diagnosticados e tratados precocemente evitando ou diminuindo possíveis sequelas futuras das crianças.

A Ortopedia Pediátrica é uma subespecialidade dentro da Ortopedia, exclusivamente dedicada à criança e adolescente, tratando e acompanhando as doenças mais comuns que aparecem nessa fase. Existem várias particularidades no tratamento das crianças, pois os ossos são diferentes e ainda estão em crescimento. Pequenas correções, ajustes de desvios ou imobilizações de qualidade podem fazer muita diferença para um crescimento normal. Com formação em Ortopedia e Traumatologia Pediátrica pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da USP, disponibilizo em realizar atendimento no consultório, realizando tratamentos conservadores e cirúrgicos, e assim acompanhando o desenvolvimento do seu filho com qualidade.

Agende uma consulta com
o Dr. Medre Henrique